sexta-feira, 9 de julho de 2010

Como Afinar o Violão:
Para quem esta iniciando nos estudos de como tocar violão, uma grande dificuldade encontrada, é na hora de afinar o violão…
Garanto que é apenas uma questão de treino(para o ouvido) você logo mais estará com o ouvido bastante “educado”, apto a afinar o violão com perfeição.
Como trata-se de um estudo, vale apena destacar que, para afinar o violão é preciso de um “instrumento auxiliar”, pode ser outro instrumento musical com a afinação pré-determinada como por exemplo um teclado musical, o diapasão ou até mesmo softwares específicos que tem na Internet. Vamos ilustrar o Diapasão, que pode ser carregado para qualquer lugar. Imaginou ir tomar uma cervejinha no boteco e levar um “teclado musical” só pra afinar o violão?
Ao vibrar o diapasão e colocar-lo próximo ao ouvido, sairá um som agudo, que representa a nota A(Lá) na freqüência de 440 Hz. Esse som você vai usar para afinar a 5ª corda do violão, que corresponde anota A(Lá), você tem que igualar o som da 5ª corda com o som do diapasão.
Já afinado a 5ª corda A(Lá), você já pode afinar as demais pelo som da mesma. Segue abaixo a seqüência de afinação:
a) Afine a 5ª corda A(Lá)pelo som do diapasão.
b) Pressione a 5ª corda(A) na 5ª casa(contando as casa da esquerda para a direita). A nota da 5ª casa será D(Ré), mesma nota correspondente a 4ª corda solta. Iguale o som da 4ª corda solta, com o som da 5ª casa da 5ª corda“.
c) Após ter afinado a 4ª corda D(Ré), pressione a 5ª casa da 4ª corda. A nota da 5ª casa dessa corda, é G(Sol), mesmo som da 3ª corda solta.Iguale o som da 3ª corda solta, com o som da 5ª casa da4ªcorda .
d)Agora que já afinou a 3ª corda G(Sol), faça um pouco diferente, pressione a 3ª corda na 4ª casa. A nota da 4ª casa é B(Si), mesmo som da 2ª corda solta. “Iguale o som da 2ª corda solta, com o som da4ª casa da 3ª corda.
e)Após afinar a 2ª corda B(Si), pressione a 2ª corda na 5ª casa. A nota da 5ª casa é E(Mi “agudo”), mesmo som da 1ª corda solta. “Iguale o som da 1ª corda solta, com o som da 5ª casa da 2ª corda“.
f)Para finalizar, Pressione a 5ª casa da 6ª corda E(Mi “grave”). A nota da 5ª casa é A(Lá), mesmo som da 5ª corda solta. “Iguale o som da5ªcasa da 6ª corda com o som da 5ª corda solta“.
É isso ai! Leia e releia quantas vezes lhe for possível… Quem não conseguir afinar um violão corretamente, não será um bom músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário