sexta-feira, 9 de julho de 2010

Primeiro Dedilhado no Violão:

A parte mais complicada para o iniciante na minha opinião, é a forma como posicionar o violão na perna(direita ou esquerda) e a posição da mão (direita e esquerda). Como você já pode perceber, eu repito bastante a mesma informação, é para “Grudar na sua mente” e você não esquecer. Dessa vez vou colocar outra figura para indicar a forma correta de posicionar a mão direita que no caso de destro é utilizada para fazer dedilhado, batida, solo com palheta e por ai em diante…
Essa figura é como se fosse tirada de dentro para fora do violão(de dentro da caixa de ressonância pela boca do violão):
Deixe sempre a mão nessa posição quando for fazer um dedilhado,para que sua mão direita se acostume a ficar posicionada de forma correta. Como você ainda não aprendeu sobre “acordes“(executado com a mão esquerda), toque com as cordas soltas mas segurando o braço do violão como mostrado em artigo anterior(veja pag. iniciante).

Lembre-se que a mão direita é indicada pela inicial do nome de cada dedo exemplo: P= Polegar, I= Indicador, M= Médio e A= Anular.
Obs.: “De normal” o mínimo não é usado na execução.
Agora com a mão posicionado como mostrado na figura, siga esses passos:
a) Deixe o I(indicador), M(médio) e A(anular) fixos nas 3 primeiras corda(cordas primas) e toque apenas com o polegar a 6ª corda(E), depois a 5ªcorda(A) e por fim a 4ª corda(D).
Obs.: Repita a seqüência descendo(6ªcorda, 5ªcorda, 4ªcorda) e depois subindo(4ªcorda, 5ªcorda, 6ªcorda) sempre deixando oI(indicador), M(médio) e A(anular) posicionado como mostra a figura anterior e pronunciando o nome da nota correspondente das cordas, para mentalizar e aprender seu nome. Repita várias vezes.
b) Agora faça ao contrário, deixe o P(polegar) fixo na 6ª corda(E), e execute a seqüência : I(indicador), M(médio) e A(anular). Fica destribuido desta forma das cordas: I(indicador) = 3ª corda(G),M(médio)= 2ª corda(B) e A(anular)=1ª corda(E).
Obs.: Execute descendo(I,M,A), depois subindo(A,M,I)e o P(polegar), deixe semi-imóvel na 6ª corda Pronuncie também o nome das notas de cada corda solta(1ª= E, 2ª= B, 3ª= G) dessa forma rapidamente você irá aprender o nome das cordas e suas numerações. Por enquanto é isso a medida que você for evoluindo coloco mais exercicios!!! Estude e treine até voar os pedaços das unhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário