sexta-feira, 9 de julho de 2010

Primeiro Exercício mão esquerda:

Agora sem tirar o dedo 1(indicador)da 1ª casa(6ªcorda), coloque o dedo 2(médio) na 2ªcasa(essa é a nota F#). Veja:

Sem tirar o dedo 1(indicador) e 2(médio) das respectivas casas, coloque o dedo 3(anular) na 3ª casa(essa nota é G). Veja:
E para completar, sem tirar os dedos 1,2,3 das respectívas casas, coloque o dedo 4(mínimo)na 4ª casa(essa nota é G#). Veja:
Agora que você já sabe posicionar os dedos e a mão esquerda no braço. Veja o artigo “primeiro dedilhado”, e relembre o posicionamento da mão direita.
Com a mão direita posicionada, deixe os dedos I, M e A parados(como mostrado na figura do artigo indicado). Com o polegar você vai tocar a6ª corda e acompanhar a seguinte sequência de sons executadas pela mão esquerda:
E = 6ª corda Solta. = dedo 1(indicador da mão esquerda) na 1ª casa. F# = dedo 2(médio da mão esquerda) na 2ª casa. = dedo 3(anular da mão esquerda) na 3ª casa. G# = dedo 4(mínimo da mão esquerda) na 4ª casa.
Obs.: Execute da esquerda para a direita, depois inverta da direita para a esquerda.
Como você pôde verificar na sequência, coloca o dedo 1 na 1ª casa, depois sem tirar o dedo 1 da 1ª casa, coloca o dedo 2 na 2ª casa, e assim por diante… Esse “esquema” é feito para você acostumar os dedos da mão esquerda sempre próximas das cordas, é assim que você vai pegar velocidade na execução dos solos. Tem que evitar levantar muito os dedos na hora de tirar ele da corda.
Agora siga o mesmo esquema e use para 5ª e 4ª cordas. As 3ª, 2ª, 1ª cordas, vou ensinar no próximo artigo, para não confundir sua cabeça…
Use o conhecimento de notas e escala e encontre o nome das notas da5ª corda(A) e 4ª corda(D), nas casas do braço do violão. Caso encontre dificuldade, segue abaixo a seqüência completa da 6ª, 5ª e4ª cordas:


Outra coisa! Quando tocar a corda solta, e depois as sequências das casas, fale sempre o nome da casa e o nome da nota. É assim que você vai decorar os nomes das notas no braço do violão. Pronuncie mais ou menos desta forma: 6ªcorda solta E.
- 1ª casa 6ª corda nota F.
- 2ª casa 6ª corda nota F#…

Agora que já sabe um pouco mais sobre notas musicais e sobre escala. fica mais fácil abordar esse assunto. Um bom posicionamento da mão esquerda é muito importante para a execução das notas.
O polegar deve ficar livre para percorrer o braço do violão, ele é o apoio do violão e ajuda a pressionar os dedos 1(indicador),2(médio),3(anular) e 4(mínimo) nas cordas do violão.
Só pra relembrar, As cordas do violão são contadas de baixo para cima, ou seja, da que tem o som mais agudo para as de som mais grave. Veja a ordem:
6ª = E
5ª = A
4ª = D
3ª = G
2ª = B
1ª = E
Vamos começar pela  corda. Na  corda solta (E), você vai colocar na 1ª casa(Essa é nota F) o seu dedo de número 1(indicador), assim como mostra a figura abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário