sábado, 10 de julho de 2010

Formação dos Acordes Menores:

As tríades(combinação 3 notas) são formadas pela I, III e V notas da escala correspondente(escala de dó, escala de ré, etc…), a diferença esta no intervalo entre esses 3 graus(I, III, V).Para formação dos ACORDES MENORES, o intervalo entre a“I”(primeira) e a “III”(terceira) tem que ter 1 tom e meio, e a distância entre a “III”(terceira) e a “V”(quinta) tem que ter 2 tons. Para os ACORDES MAIORES, o intervalo é 2 tons da “I”(primeira) para a “III”(terceira) e 1 tom e meio da “III”(terceira) para a“V”(quinta). A diferença entre os ACORDES MAIORES e ACORDES MENORES, esta na “III”(terceira), reduziu 1/2 meio tom. Veja a figura do acorde C(dó maior) e Cm(dó menor) e faça o comparativo:
.: Acorde “C” (dó maior) :.

.: Acorde “Cm“(dó menor) :.
obs.: Para escrever a cifra dos acordes, são utilizados vários símbolos para diferenciar um do outro(se ele é maior, menor, etc…). No exemplo mostrado logo acima, o “C é o nome do acorde e o m significaMENOR(tem que ser um “m minúsculo).
Creio que você já sabe somar os intervalos, mas, para que não haja dúvida vamos somar o intervalo de
 Cm(Dó menor).A distância entre a “I”(primeira) e a “III”(terceira) tem que ter 1tom e meio. Soma-se: DÓ# +  + MIb = 1tom e meio. Dessa forma a“III”(terceira) nota fica sendo MIb.

A distância entre a “III”(terceira) e a “V”(quinta) tem que ter 2 tons. Como a “III”(terceira) ficou sendo Mib, soma-se: MI + FÁ# +SOL = 2tons. Dessa forma a “V”(quinta) nota fica sendo SOL.
Veja todos os acordes menores:


.: Acorde “Cm“(dó menor) :.


.: Acorde “Dm“(ré menor) :.
.: Acorde “Em“(mi menor) :.
.: Acorde “Fm“(fá menor) :.
.: Acorde “Gm“(sol menor) :.
.: Acorde “Am“(lá menor) :.
.: Acorde “Bm“(si menor) :.
Esse assunto pode parecer insignificante, mas não é… Se você não aprender sobre intervalo e formação de acordes, não entendera os próximos artigos. É preferencial que você pegue um caderno e repita várias vez a soma dos intervalos de cada acorde. Ao terminar acesse o artigo novamente e verifique se está correto suas anotações.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário