sábado, 17 de julho de 2010

Exemplo 2: Como Fazer Palheta com CD 
No post de hoje, vamos aprender a fazer uma palheta de CD. Isso mesmo, uma palheta de CD! O mais legal de tudo isso é que ela tem um som realmente legal, e você vai poder usar pra valer em estudos, ensaios e apresentações! O som de uma palheta feita desse material possui graves encorpados, agudos estalados, um som cristalino e muitos harmônicos. Além disso, ela não enrosca fácil e tem uma boa resposta nas palhetadas alternadas!
Você vai precisar de:
- Cd;
- Uma palheta, para servir de modelo;
- Lixa de Unha;
- Caneta Esferográfica;
- Tesoura de preferência pequena;
- Óculos (para proteger os olhos na hora de cortar o cd).


Como Fazer:
Segure bem a palheta no canto inferior do CD com uma mão enquanto a outra faz o contorno da mesma com a caneta.

Feito o contorno, coloque os óculos (pode ser de grau ou não, o importante é proteger os olhos) e comece a cortar seguindo a marcação da palheta. Aqui, tome cuidado pra não deixar sair a membrana brilhante do cd, pra não se perder na marcação.

Caso seja difícil recortar a palheta inteira desse jeito (devido ao centro do CD), corte a outra metade; e arrume depois com calma.

Após acertar os detalhes do contorno feito à caneta, retire a membrana brilhante por inteiro, a palheta ficará transparente, lembrando esteticamente os modelos de acrílico.

Se sentir necessidade, lixe algumas extremidades, com a parte branca da lixa.

Agora a palheta já está pronta.

Curiosidades:
- A espessura da palheta de CD é de aproximadamente 1.50 mm, equivalente aos modelos Extra Heavy disponíveis no mercado musical.
- Caso você faça a palheta com um DVD, o processo final é um pouco diferente, pois a membrana brilhante não sai facilmente, e a palheta de dividirá em duas partes mais finas, ficando assim:


- A palheta de DVD, quando dividida é equivalente aos modelos Medium, na espessura.
- Esse post foi baseado num tutorial disponível no site Instuctrables, um site do tipo "faça você mesmo", com diversos tutoriais!
- Sim, a palheta de CD é tão boa quanto as profissionais que encontramos em lojas de música! 

Créditos da Matéria: http://think-and-shout.blogspot.com/2009/10/aprenda-fazer-uma-palheta-de-cd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário