sábado, 10 de julho de 2010

Formação dos Acordes Aumentados:


Para completarmos o assunto sobre triade, vamos aprender a formação dos ACORDES AUMENTADOS.
A base da
 triade é sempre a mesma I, III e V da escala correspondente onde a diferença se dá pela soma dos intervalos. Os ACORDE AUMENTADOS tem que ter 2tons entre a “I”(primeira) e a“III”(terceira) e 2tons entre a “III” e a “V”(quinta). Vamos somar os intervalos:
A distância entre a “I”(primeira) e a “III”(terceira) tem que ter 2tons. Então soma-se: DÓ# +  + RÉ# MI = 2tons. Nesse caso a nota MI não teve auteração porque tem a distância de 2tons entre a“I”(primeira) e a “III”(terceira).
A distância entre a “III”(terceira) e a “V”(quinta) tem que ter 2tons. Então soma-se: FÁ FÁ# + SOL + SOL# = 2tons. Como a“V”(quinta) nota foi acrescida de 1/2 meio tom, ela torna-se SOL#.
Veja a seqüência de todos os acordes diminutos:
.: Acorde “C(#5)“(dó aumentado) :.
.: Acorde “D(#5)“(ré aumentado) :.


.: Acorde “E(#5)“(mi aumentado) :.


.: Acorde “F(#5)“(fá aumentado) :.
.: Acorde “G(#5)“(sol aumentado) :.
.: Acorde “A(#5)“(lá aumentado) :.
.: Acorde “B(#5)“(si aumentado) :.














Nenhum comentário:

Postar um comentário